NAU DOS INSENSATOS


Nesse episódio resgata a OCUPALESP#, ação em que militantes da luta antimanicomial tomaram a Assembléia Legislativa de São Paulo para, em visita aos gabinetes e ao longo de uma audiência pública, chamarem a atenção para a importância de instalar-se uma Frente Parlamentar Antimanicomial. Em 8 de março de 2012.

Essa edição da NAU DOS INSENSATOS trata do Programa De Braços Abertos que, baseado na política de redução de danos, acolhe e busca a reintegração social de dependentes de crack e outras drogas.

Dislexia, TDA, TDAH? Pesquisas, reportagens e sites veiculam massivamente informações que apontam para um crescimento vertiginoso dos diagnósticos dos chamados transtornos de comportamento e aprendizagem, num verdadeiro processo de “adoecimento” da infância.

A Nau dos Insensatos aporta na política pública de saúde mental de São Bernardo, mostrando que é possível uma política pública de alcool e outras drogas não segregativa e humanizadora.

Nesse episódio destacamos a importância da economia solidária na políticas pública de saúde mental.

Lançado no dia 18 de maio de 2016, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, esse programa da série NAU DOS INSENSATOS, somou-se ao movimento que pressionou o governo federal a exonerar da Secretaria Nacional o psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (CGMAD/MS).

Nesse episódio resgata a 2 Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, realizada em São Paulo, em 2015.